imagem-dica
09/02/2026
|
Atualizado em 09/02/2026
|
Eduardo Axelrud

Estudo inédito realizado pelo Muda Muda mapeia os principais movimentos de mudanças residenciais no Brasil

Relatório exclusivo traz os resultados do cruzamento de dados inéditos sobre mudanças interestaduais em todo o país nos últimos dois anos.

Quase um em cada quatro pedidos de mudança para o estado de São Paulo vem do Rio de Janeiro. Por outro lado, quase metade das pessoas que se mudaram em 2025 para MG vieram de São Paulo. Ainda em 2025, o número de solicitações de mudanças interestaduais em todo o país com origem em SP aumentou cerca de 8% em relação ao ano anterior. 

Estas são algumas das descobertas de um estudo inédito, produzido pelo Muda Muda a partir dos pedidos de mudança registrados na plataforma nos últimos dois anos, trazendo um retrato objetivo das conexões interestaduais que mais aparecem nos movimentos envolvendo as principais capitais do país.

Criado em 2016 e operando em escala nacional há 10 anos fazendo a conexão entre pessoas que desejam se mudar e cerca de 2.500 empresas de mudança ativas em todo o território nacional, o Muda Muda constrói a cada ano um banco de dados raro no setor, com potencial de recortes por UF, cidade, rotas de origem e destino, sazonalidade e outras leituras possíveis.

Com base em mais de 148 mil pedidos de mudança registrados na plataforma ao longo de 2024 e 2025, foi possível cruzar dados inéditos sobre mudanças interestaduais em todo o país, comparando as informações de dois anos consecutivos e chegando a conclusões que permitem não apenas compreender padrões de migração interna como ilustrar tendências de conexão entre capitais e polos econômicos do país. Dados fundamentais, por que não se tratam de fruto de projeções nem pesquisas declarativas, mas que refletem intenções reais de mudança, registradas no momento em que o usuário busca orçamentos em todo o país. E que agora ficam a disposição do mercado neste relatório. 

O Relatório Muda Muda 2024/2025 na mídia.

Além de permitirem qualificar leituras do mercado imobiliário e do custo de vida em diferentes regiões do Brasil, as informações exclusivas e essenciais oriundas do estudo tem um conteúdo rico para inspirar matérias e reportagens, oferecendo dados e insumos para os principais portais jornalísticos do Brasil, que tem publicado reportagens e análises sobre mobilidade residencial.

Abaixo, algumas destas matérias que já estão nos portais:

No Jornal de Brasília, a matéria “Brasília se consolida como polo de circulação populacional no país, analisa plataforma Muda Muda” destaca o DF como um dos principais pontos de movimentação populacional no Brasil, com base na leitura de dados da plataforma.

No Estado de Minas, a reportagem “Quase metade das mudanças para Minas Gerais vêm de São Paulo, diz Muda Muda” repercute dados do Muda Muda sobre fluxo interestadual, ajudando a visualizar origens e destinos mais relevantes.

Uma matéria no portal da Band intitulada “Com alta de 8%, mais de 10,9 mil pedidos de mudança saíram de São Paulo em 2025, aponta plataforma Muda Muda” destaca volume e variação de pedidos, mostrando como a demanda muda de um ano para o outro.

Já o Diário do Rio traz a reportagem, “Quatro em cada dez mudanças para o Rio vêm de São Paulo, aponta plataforma Muda Muda” onde reforça o fluxo SP → RJ com percentuais e leitura baseada em solicitações registradas na plataforma.

Todas essas matérias adiantaram dados que estarão publicados no Relatório Muda Muda 2024-2025 - Principais movimentos de mudanças residenciais no Brasil, que está em finalização e estará sendo publicado até o final de fevereiro/2026.

Publicado por: Eduardo Axelrud
Publicitário com 38 anos de experiência profissional na liderança criativa de grandes agências de propaganda brasileiras, Eduardo Axelrud é sócio-diretor da plataforma Muda Muda desde 2016, onde atua como Diretor de Marca e Relações Institucionais.

E você, tem mais alguma dica como estas? Mande pro Muda Muda e ajude mais gente a ter uma mudança muito mais tranquila!

Voltar